Planejar pode parecer algo chato, até você começar a fazer e ver os resultados.
O tema de planejamento é um assunto abordado durante toda uma aula do meu curso de roteiro, devido ao fato de sua extrema importância na carreira de um escritor, quadrinista ou, ouso dizer, qualquer outra profissão. Devemos até mesmo planejar a nossa vida pessoal!
A falta de planejamento pode ser um obstáculo no caminho em busca de uma carreira sólida, caso você queira ser um bom profissional, é necessário investir tempo e pensar no que será feito durante os próximos dias, semanas, meses e até mesmo anos.
Não podemos contar com a sorte, e caso ela apareça, devemos estar prontos.
O problema é que temos a tendência de procrastinar as coisas, ou seja, vamos deixando isso ou aquilo para depois e, no fim das contas, não fazemos nem “x” e nem “y”, e o que nos resta é a frustração de não ter feito algo que poderia ter sido feito. Por consequência, esse sentimento de frustração pode gerar algo pior: o desânimo.
O indivíduo pode achar que é incapaz de fazer aquilo que desejava, ou que não tem talento, não tem tempo, etc. Sabemos que o seu dia pode ser realmente cheio de compromissos, e ser escritor, na esmagadora maioria das vezes, é uma profissão secundária, ou seja, ainda não é o sustento de sua casa.
E é neste exato momento que o planejamento é necessário, principalmente se você pretende que sua carreira artística decole. Comece pensando nos afazeres do seu dia-a-dia. Com certeza você vai encontrar um espaço para se dedicar à escrita, ao desenho, às cores, etc. Não espere o tempo livre aparecer, crie esse momento. O momento é agora.
Mas digamos que você não é um artista em tempo integral. Você precisa levantar cedo, trabalhar no seu emprego secular e arcar com todos os compromissos que estão à sua espera durante o dia. Isso é bem cansativo, contudo, você deve organizar o seu tempo para se dedicar à sua vida artística também, por isso, é importante que você separe esse tempo em horários que não seja interrompido, por exemplo:
Alguns escritores optam por escrever à noite ou alta madrugada, pois nesses horários não serão interrompidos por pessoas ou barulhos. Entretanto, isso implica em outro tipo de discussão: qual o seu melhor horário para produzir? Se você produz melhor à noite, então essa combinação será ótima para você. Agora, se você produz melhor durante o dia, mas tem que ir trabalhar e tem apenas a noite, então você não terá muitas opções e deverá trabalhar duro se quiser mesmo seguir adiante com sua carreira artística.
Tudo isso pode parecer penoso demais, mas eu garanto, pode até ser durante os primeiros dias, mas não há nada mais gratificante do que ver os resultados aparecendo e o seu projeto ganhando forma, o desenho aparecendo, as páginas aumentando em número.
Por isso, darei algumas dicas que poderão te ajudar a organizar o seu dia e você poderá se dedicar um pouco mais à sua carreira:
1º) Tenha uma agenda, seja ela física ou virtual (como um aplicativo). Coloque nela todos os seus afazeres do dia, com isso você verá que tem espaço até para outras coisas. A agenda ainda continua sendo uma das melhores ferramentas para organização. Você pode começar organizando sua semana, por exemplo, estabelecendo as sextas-feiras para organizar a semana seguinte. Coloque tudo em sua agenda, desde consultas médicas, passeio com o cachorro e principalmente a hora que você vai escrever, desenhar, etc.
2º) Não seja distraído! Quando chegar a hora de escrever ou desenhar, mantenha tudo o que tire sua atenção bem longe. Nada de redes sociais, celular, e-mails. Determine um horário para acessar essas coisas também. É muito fácil perder o foco e procrastinar.
Seja comprometido com seus objetivos, siga à risca o que você determinou em sua agenda. Isso exige comprometimento e disciplina. Encontre prazer em seu trabalho, pense em seus resultados que estão por vir e as mudanças em sua vida que virão.
Para alcançar o sucesso é necessário planejamento. O sucesso da noite para o dia é um mito.
Texto do professor Raphael Albuquerque
Brigada pelo post, serviu como lembrete de algo que quero implementar há tempos.
Algo que noto que me ajuda é criar uma agenda diária pelo canva, onde o design é bonito e faz com que as tarefas pareçam um pouco menos assustadoras.
Obrigado pelo comentário, Carol. E valeu pela dica da agenda!